Em conferência de imprensa realizada hoje, 29 de agosto de 2024, a Ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Janine Lélis, anunciou que o Governo de Cabo Verde declarou situação de alerta de proteção civil nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava, devido ao aumento significativo dos casos de dengue. A medida, que terá a duração inicial de três meses, poderá ser renovada conforme necessário.
A situação de alerta visa implementar medidas preventivas especiais e multissetoriais, incluindo a criação de uma Força-Tarefa para reforçar as ações de resposta à emergência de saúde pública. Além disso, foi determinado o aumento do estado de prontidão das forças de segurança, agentes de proteção civil e equipas de emergência médica.
Durante a mesma reunião do Conselho de Ministros, foi aprovada a criação da empresa Cabo Verde Logística Agroalimentar, S.A, uma parceria entre o Estado e a empresa Correios de Cabo Verde, S.A, com a possibilidade de integrar parceiros privados. A nova empresa terá como objetivo principal melhorar a logística dos produtos agrários, pesqueiros e cereais, visando a otimização da produção e o desenvolvimento das cadeias de valor no setor agroalimentar.