A Comissão Municipal de Saúde (CMS) e a Câmara Municipal de São Filipe definiram como meta erradicar os casos de dengue no município até dezembro, em resposta ao aumento significativo de casos. Durante uma reunião com o presidente da câmara, Nuías Silva, foram traçadas várias estratégias, como o reforço das equipas de saneamento e a mobilização de recursos para distribuição de redes e limpeza das áreas afetadas.
O presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, quer o engajamento da CMS e das demais instituições, inclusive a câmara, na luta contra mosquitos para atingir a meta de zerar ou chegar a situação de casos residuais de dengue até Dezembro, para que as pessoas possam passar a época festiva “livres da doença“.
Para vencer a luta contra o mosquito disse que a câmara já reforçou a equipa de saneamento com contratação de mais 17 trabalhadores que vão percorrer os bairros para a limpeza.
reconheceu a necessidade de mobilizar recursos para, ao menos, duplicar o número de reforço para o saneamento de modo a cobrir a cidade e o interior do município, sobretudo com limpeza das ribeiras.
Além de promoção de campanha de limpeza com o reforço do pessoal de saneamento, da reunião de terça-feira surgiram outras propostas como a mobilização de recursos para confecção de 1.500 redes que serão distribuídas às famílias para colocação nos recipientes de água.
Atualmente, São Filipe enfrenta uma alta nos casos de dengue, especialmente do tipo 1, que já acumula 806 casos suspeitos e 386 confirmados. A situação afetou o Hospital Regional São Francisco de Assis, que registra superlotação e concentra 40% dos atendimentos no serviço de urgência para pacientes com dengue.
A CMS pretende engajar instituições e a população local na limpeza e combate aos mosquitos, além de realizar campanhas de conscientização. Uma reunião alargada está agendada para o final de setembro, visando ajustar as ações após as recentes chuvas na cidade e na ilha do Fogo.
\TVS